Escolha do Tema e Lema para o Centenário da Diocese

A Equipe Diocesana do Centenário* está iniciando as atividades para celebrar os 100 anos de fundação da Diocese de Santos, em julho de 2024. Para isso, uma das primeiras atividades é a escolha do Tema e do Lema que vão nortear essas celebrações. Veja, a seguir, a Carta-Convite que está sendo enviada a todas as paróquias da Diocese, como uma forma de envolver e motivar as comunidades a participarem deste grande evento que vamos viver em nossa Diocese.
Veja também como participar e envie a sua contribuição até o dia 15 de setembro para o email indicado na Carta.
“Centenário de Criação da Diocese de Santos – 4/7/2024 – Escolha do TEMA e LEMA
Caros párocos e administradores paroquiais,
Ao nos prepararmos para celebrar o Primeiro Centenário da criação da nossa Diocese, em 24 de julho de 2024, (embora nossa presença evangelizadora no Litoral de São Paulo remonte aos primórdios da evangelização nestas terras brasileiras, nos idos de 1500), queremos celebrar dois movimentos:
1 – A recordação da História de Salvação que já se operou em nosso meio, através da doação da vida de incontáveis fiéis que, de diferentes modos, fizeram acontecer o Reino de Deus em nossa Diocese;
2 – A escuta profunda daquilo que o Espírito deseja para a Sua Igreja nestes tempos históricos que vivemos.
Preparar a festa do Primeiro Centenário de criação da nossa Diocese é um grande dom de Deus para que possamos, como Igreja Particular, redescobrir, reencontrar aquela motivação primeira que moveu e deu sentido à vida e à história de nossos antepassados: o encontro com a pessoa de Jesus Cristo, pois “aqui está a fonte da ação evangelizadora. Se alguém acolheu esse amor que lhe devolve o sentido da vida, como pode conter o desejo de comunica-lo aos outros?” (EG 8 ).
Escolha do Tema e do Lema
Diante disso, estamos convidando você e sua comunidade paroquial para participarem da escolha do TEMA e do LEMA que vão nortear as celebrações do Centenário de nossa Diocese.
O tema e o lema podem ser extraídos das Sagradas Escrituras, de um documento da Igreja, de modo que sintetizem uma ideia motivadora, uma palavra-chave para animar as celebrações do Centenário.
As propostas devem ser enviadas para a Assessoria de Comunicação (diocesedesantos@gmail.com) até o dia 15 de setembro.
O Tema e o Lema vão servir de base para a criação dos elementos visuais do centenário (logo, papelaria, cartaz, folder, souvernirs etc) bem como orientar a produção dos textos, das celebrações litúrgicas e de toda as atividades das comissões organizadoras do Centenário: História e Patrimônio, Educação, Comunicação, Social e Celebrações.
Outrossim, ao motivar suas comunidades a se envolverem neste projeto, sem dúvida, estarão fazendo também uma retrospectiva histórica da fé vivida nas diferentes paróquias de nossa Diocese. Uma bela história!
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos, e contamos com sua colaboração,
Equipe Diocesana do Centenário
Santos, 29 de junho de 2018.”
*Fazem parte da Equipe Diocesana do Centenário: Padre Francisco Greco, Padre Eniroque Ballerini, Padre Claudenil Moares, Padre Claudio Scherer, Padre Alex Marques e Fernando Gregório.