23/ 2- Lançamento do Pacto pela Vida-BS

Atendendo ao apelo da igreja no Brasil, o Vicariato Episcopal para a Dimensão Social da Diocese de Santos lançou, no final do ano passado, a carta local do “Pacto pela Vida”, em que conclama os cidadãos e organismos da sociedade civil a envidarem esforços em uma frente ampla que se comprometa com algumas medidas prioritárias e emergenciais, dentre elas: Defesa da população em grave situação de vulnerabilidade social; garantia do Direito à Saúde Pública, garantir pleno acesso ao sistema de saúde pública e o atendimento integral da população em geral, por meio de equipe de saúde interdisciplinar; incentivo à Economia Local; investimento Público no Combate à Desigualdade; proteção do Meio-Ambiente e participação da Sociedade Civil, garantindo a participação efetiva da Sociedade Civil organizada em todas as etapas deste Pacto pela Vida, no levantamento das necessidades e na discussão das propostas de solução.
“Em face da expansão da pandemia e de suas consequências, é imperioso que a condução da coisa pública seja pautada pela mais absoluta transparência, apoiada na melhor ciência e condicionada pelos princípios fundamentais da dignidade humana e da proteção da vida. Reconhecemos que a saúde das pessoas e a capacidade produtiva do país são fundamentais para o bem-estar de todos. Mas propugnamos, uma vez mais, a primazia do trabalho sobre o capital, do humano sobre o financeiro, da solidariedade sobre a competição”, ressalta a Carta.
A Carta foi enviada a diferentes entidades que atuam nas mais diferentes áreas – educação, saúde, economia solidária, justiça, cultura, assistência, governamental – de nossa Diocese, a fim de constituir essa frente ampla e dar início a projetos locais que contemplem as demandas elencadas.
No dia 2/2, em reunião com o bispo Diocesano, D. Tarcísio Scaramussa,SDB e o Vigário Episcopal para a Dimensão Social, Pe. Valdeci dos Santos, Céli Nori (Fórum da Cidadania) o representante do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista, Newton Rodrigues, apresentou as 54 de Ecosol para a Região, que já estão em discussão em diferentes instâncias.
Os próximos passos são: Ato Público Virtual do Lançamento do referido documento, que será realizado no dia 23 de fevereiro de 2021 (terça feira) às 18 horas; apresentação do Pacto a prefeitos da Região em reunião do Condesb, em março, para articulação e, no quanto possível, elaboração de políticas públicas a partir das propostas demandadas.
O Pacto pela Vida da Baixada Santista no Ato de seu Lançamento será subscrito pelas seguintes Entidades:
– APEOESP / Baixada Santista
– Centro de Direitos Humanos “Irmã Maria Dolores” da Baixada Santista
– Fórum da Cidadania de Santos
– Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista / FESBS
– Frente Ambientalista da Baixada Santista/FABS
– Frente Ampla pela Cultura da Baixada Santista
– Frente dos Evangélicos pelo Estado de Direito / Núcleo Baixada Santista
– Núcleo BR Cidades / Região Metropolitana da Baixada Santista
– Núcleo Economia de Francisco e Clara da Baixada Santista
– Ordem dos Advogados do Brasil / Subseção de Santos
– Sindicato dos Jornalistas da Baixada Santista
– Universidade Católica de Santos / UNISANTOS
– Universidade Federal de São Paulo / UNIFESP – Campus Santos
– Univ. S. Cecília / UNISANTA

Bispo Diocesano: Dom Tarcísio Scaramussa, SDB

CÚRIA DIOCESANA DE SANTOS

Horário de atendimento:
2ª a 6ª feira das 8h30 às 12h e das 14h às 18h

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 254
CEP – 11015-200 – Santos – SP 

Telefone: (13) 3228-8888

Arquivo Diocesano – Certidões e Documentos / Vigário Geral / Vigário Episcopal para a Ação Social da Evangelização / Chanceler do Bispado / Ecônomo / Vigário Judicial / Coordenador Diocesano de Pastoral

CENTRO DIOCESANO DE PASTORAL PE. LÚCIO FLORO

Horário de atendimento:
2ª a 6ª feira das 8h30 às 12h e das 14h às 18h

Telefone: (13) 3228-8882

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA DIOCESE DE SANTOS

Horário de atendimento:
2ª a 6ª feira das 8h30 às 12h e das 14h às 18h

Telefone: (13) 3228-8881

Diocese de Santos
Bertioga / Cubatão / Guarujá / Itanhaém / Mongaguá / Peruibe / Praia Grande / Santos / São Vicente

www.diocesedesantos.com.br