VISITA DA IMAGEM PEREGRINA DE N. SRA. APARECIDA

imagem peregrina

A Igreja Católica, em todo o Brasil, estará celebrando o ANO NACIONAL MARIANO, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A iniciativa teve início em 12/10 e segue até 11/10/2017. Dom Tarcísio Scaramussa,SDB, Bispo Diocesano de Santos, abriu o Ano Nacional Mariano, no último dia 12 e em carta-circular explica o motivo central deste Ano Mariano: “A mensagem de proclamação do Ano Mariano recorda que ele “vai, certamente, fazer crescer ainda mais o fervor desta devoção e da alegria em fazer tudo o que Ele disser” (cf. Jo 2,5). Será, portanto, um ano de aprofundamento da espiritualidade Mariana, que inclui crescer na fé e na vivência do Evangelho. Deverá ser um tempo de aprendizagem, como sugere o Papa Francisco”.
As paróquias da BS estarão recebendo a visita da Imagem Peregrina de N. S. Aparecida.
Programação da visita até final do ano
Par. N. S. Aparecida – Mongaguá – 22 a 29/10
Par. N. S. Graças/PG – 29/10 a 12/11
Par. N. S. Aparecida/PG- 12 a 19/11
Santo Antonio – PG – 19/11 a 3/12
N. S. Auxiliadora/SV – 3 a 10/12
São José de Anchieta/SV – 10 a 17/12
N.S. Perpétuo Socorro/SV – 17 a 30/12
São Vicente/SV – 30/12 a 7/1

SOBRE O ANO NACIONAL MARIANO – O Ano Nacional Mariano foi proclamado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas Águas do Rio Paraíba do Sul. A iniciativa será celebrada a partir do dia 12 de outubro até o dia 11 de outubro de 2017.
Em carta enviada aos bispos de todo o Brasil, a presidência da CNBB considera a celebração dos 300 anos “uma grande ação de graças” e recorda que todas as dioceses do país se preparam, desde 2014, recebendo a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora, que percorre cidades e periferias.
Confira, abaixo, a mensagem na íntegra:
MENSAGEM À IGREJA CATÓLICA NO BRASIL
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul, instituiu o Ano Nacional Mariano, a iniciar-se aos 12 de outubro de 2016, concluindo-se aos 11 de outubro de 2017, para celebrar, fazer memória e agradecer.
Como no episódio da pesca milagrosa narrada pelos Evangelhos, também os nossos pescadores passaram pela experiência do insucesso. Mas, também eles, perseverando em seu trabalho, receberam um dom muito maior do que poderiam esperar: “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe”. Tendo acolhido o sinal que Deus lhes tinha dado, os pescadores tornam-se missionários, partilhando com os vizinhos a graça recebida. Trata-se de uma lição sobre a missão da Igreja no mundo: “O resultado do trabalho pastoral não se assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor” (Papa Francisco).
A celebração dos 300 anos é uma grande ação de graças. Todas as dioceses do Brasil, desde 2014, se preparam, recebendo a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que percorre cidades e periferias, lembrando aos pobres e abandonados que eles são os prediletos do coração misericordioso de Deus.
O Ano Mariano vai, certamente, fazer crescer ainda mais o fervor desta devoção e da alegria em fazer tudo o que Ele disser (cf. Jo 2,5).
Todas as famílias e comunidades são convidadas a participar intensamente desse Ano Mariano.
A companhia e a proteção maternal de Nossa Senhora Aparecida nos ajude a progredir como discípulas e discípulos, missionárias e missionários de Cristo! (SP-CNBB)
Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Brasília-DF, Presidente da CNBB; Dom Murilo S. R. Krieger, Arcebispo de S. Salvador Bahia-BA, Vice-Presidente da CNBB; Dom Leonardo Ulrich Steiner, Bispo Auxiliar de Brasília-DF, Secretário-Geral da CNBB