Peregrinação Diocesana da Família

COMUNICADO PASTORAL SOBRE A FAMÍLIA
Santos, 31 de março de 2015
Caríssimos párocos, demais sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, irmãos e irmãs leigos(as) de nossa Diocese de Santos.

Alegria e paz no Senhor!
Estamos vivenciando as alegrias do Tempo Pascal, e colhendo mais uma vez os frutos da Ressurreição do Senhor. É dentro deste clima festivo e de esperança, que nos lançamos para a frente, e damos sequência à nossa caminhada pastoral.
Aproxima-se o dia internacional da família, a celebrar-se no dia 15 de maio. É uma excelente oportunidade para aprofundarmos a missão da família, e promovermos as relações familiares construtivas. O texto preparatório para o Sínodo da Família (Lineamenta)e o texto base do Encontro Mundial da Família, a realizar-se em Philadelphia, USA, são bons instrumentos para estudo e reflexão neste sentido.
Além de reuniões de estudo, é importante que cada Paróquia ou Comunidade organize outras iniciativas, como orações, terço, vigília eucarística, procissões, caminhadas pela família, novena. A confecção de faixas com dizeres sobre o tema do Sínodo, do Encontro Mundial das Famílias, e outras podem ser outra forma boa de comunicação e divulgação do tema.
Queremos também convocar a todos para a participação na 2ª Peregrinação ao Monte Serrat, a realizar-se no dia 16 de maio próximo.
Será um momento de reflexão, de oração, de agradecimento e pedido pelas famílias e, particularmente, pela santidade e tranquilidade das famílias. A peregrinação terá início às 14h, ao pé do Monte, e se concluirá com a celebração da Eucaristia no Santuário.
Lembramos ainda que a Semana da Família este ano acontecerá de 8 a 16/8. A abertura Diocesana da Semana será em Itanhaém, no dia 8 de agosto, às 19h. O subsídio “A hora da Família” apresenta reflexões, celebrações e encontros para aprofundar a missão da Família no mundo de hoje. Vamos participar das iniciativas promovidas para esta semana, em especial das sessões solenes nas câmaras municipais.
Lembramos que o encerramento da semana da família será realizado nas Paróquias. Ofereceremos subsídio para a realização do mesmo, que deverá ser organizado e realizado com a devida atenção.
Que todos estes eventos sejam divulgados pelos meios de comunicação, para que haja o envolvimento de muitas pessoas e especialmente para que tudo concorra para defender e valorizar a família.
O Senhor os abençoe e guarde em seu amor e em sua paz.
Fraternalmente,
Dom Jacyr Francisco Braido, Bispo Diocesano/Dom Tarcísio Scaramussa, Bispo Coadjutor