9ª – DIMENSÃO COMUNITÁRIA E PARTICIPATIVA

DIMENSÃO COMUNITÁRIA E PARTICIPATIVA

Estrutura da Igreja

1.- Introdução

Prosseguindo os trabalhos do Sínodo Diocesano, no mês de julho de 1999 deu-se início ao estudo do Setor Estrutura da Igreja. Esta etapa desenvolveu-se no período de julho a outubro de 1999. Para responsabilizar-se pelo seu andamento e condução, foi formada uma Subcomissão
A equipe reuniu-se para ver os objetivos desta etapa do Sínodo Diocesano e para preparar o questionário que seria enviado as paróquias e os subsídios para estudo e reflexão nas assembléias. As Assembléias paroquiais aconteceram no mês de agosto e as assembléias regionais no mês de outubro de 1999.
A Sessão Sinodal ,aconteceu em outubro quando foi exposto o tema. Como aconteceu com a Sessão Sinodal sobre o Ecumenismo, esta também não indicaria prioridades; seria mais uma sessão de estudo. Após a exposição, foram organizados grupos de trabalho para aprofundamento do tema.

2.- Orientações Sinodais

Ao final foi aprovada a proposta feita pela Comissão Sinodal.

1.- Instituir a Semana de Estudo sobre a Igreja. Anualmente haverá um Tríduo de estudos e oração, a nível paroquial, nos dias 1, 2 e 3 de julho como preparação para a festa de aniversário da Diocese no dia 4 de julho.
2.- O Conselho Diocesano de Pastoral encarregar-se-á pela elaboração dos respectivos subsídios.