COMUNIDADES CATÓLICAS DA BS REALIZAM CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA E PÁSCOA

001_capa
A Semana Santa, que culmina com o Domingo de Páscoa,
será celebrada de 25 de março a 1 de abril. As missas na Catedral de Santos serão presididas por D. Tarcísio Scaramussa, Bispo Diocesano.

Sentido da Semana Santa – A comunidade católica presente na Baixada Santista prepara, com grande fé e devoção as celebrações da Quaresma e Semana Santa. Durante os 40 dias da Quaresma (iniciada em 14 de fevereiro, com a Missa da Quarta-feira de Cinzas e que se estende até a Quinta-feira Santa pela manhã, 29/3), as paróquias viveram um tempo especial de reflexão, silêncio, contemplação sobre o grande mistério da vida e obra de Jesus: o Filho de Deus que veio ao mundo para anunciar uma Boa Nova a todos os homens e mulheres, em especial aos pobres, aos sofredores, aos que são vítimas da injustiça e da opressão. Boa Nova que foi anunciada e vivida em cada gesto, em cada palavra, em cada encontro de Jesus com seus discípulos e com seus contemporâneos.
Neste ano, no dia 25 de março tem início a Semana Santa, com o Domingo de Ramos (25/3), quando os fiéis renovam com Jesus seu compromisso de dar a vida por amor à humanidade. No Domingo de Ramos, a procissão relembra a entrada de Jesus em Jerusalém, não como o senhor poderoso, mas como o Deus humilde que se doa a serviço de toda a humanidade. Missa na Catedral às 9h.
De segunda à quarta-feira várias comunidades estarão celebrando a tradicional procissão do encontro: de uma comunidade, os fiéis saem com a imagem do Senhor dos Passos e de outra comunidade, os fiéis saem com a imagem de Nossa Senhora das Dores, relembrando o encontro o encontro de Jesus com sua Mãe durante a subida para a crucificação. É o quadro da Quarta Estação da via-Sacra.
Quinta-feira Santa (29/3) – Missa às 9h, na Catedral de Santos. Pela manhã, o bispo Diocesano de Santos reúne-se com todo o seu Clero (padres e diáconos que trabalham nas paróquias das nove cidades da Baixada Santista) para a celebração da Missa do Crisma, como sinal da unidade de toda a Igreja. Nesta celebração, os sacerdotes renovam suas Promessas Sacerdotais e também acontece a “Bênção dos Santos Óleos”, que são os óleos usados na administração dos sacramentos do Batismo, da Crisma, e para a Unção dos Enfermos.
Na Quinta-feira Santa (29/3), à noite, os cristãos celebram a memória da Instituição da Eucaristia (Missa da Ceia do Senhor), presente maior que Jesus deixa a seus discípulos: doa a si mesmo como alimento para a vida nova e ensina que só o serviço, só a doação da própria vida é o caminho para essa mesma vida nova alimentada pela Eucaristia. Nesta celebração acontece também a cerimônia do “Lava-pés”, em que o sacerdote lava os pés de membros da comunidade, reproduzindo o gesto de Jesus. Missa na Catedral de Santos às 19h.
Na Sexta-feira Santa (30/3) acontece a Celebração da Paixão e Morte de Jesus (Sexta-feira da Paixão. Neste dia não se celebra missa em nenhuma Igreja). É quando os cristãos contemplam a dor, o sofrimento e a morte dolorosa de Jesus na cruz. Aí está o grande mistério de Deus que acolhe a morte do Filho para abrir o caminho da vida para toda a humanidade: É a semente que cai na terra para ressuscitar pleno de vida, ao terceiro dia.
Celebração da Paixão e Morte do Senhor na Catedral às 15 horas (não é missa). Às 19h acontece a Procissão do Senhor Morto pelas ruas do Centro de Santos, saindo da Catedral.
Sábado Santo (31/3) – E é essa certeza da ressurreição que os cristãos celebram na Grande Vigília Pascal, celebrada no Sábado Santo, ou Sábado de Aleluia (31/3), renovando o compromisso de fé assumido no Batismo para serem também sal e luz do mundo, aptos a viverem a vida nova do reino de justiça e fraternidade iniciado por Jesus.
Missa na Catedral de Santos às 19h.
Domingo de Páscoa (1/4) – Todos os católicos celebram a grande Missa de Páscoa, em que se alegram com a notícia de que Jesus está vivo. A morte não tem a última palavra sobre a esperança humana. Missa de Páscoa às 9h e 18h.
SEMANA SANTA NA CATEDRAL DE SANTOS
Confira, a seguir, a programação da Semana Santa na Catedral de Santos, onde todas as missas serão presididas por Dom Tarcísio Scaramussa,SDB, Bispo Diocesano.
23/3 – Via Sacra encenada nas escadarias do Monte Serrat – Concentração no sopé, na Fonte do Itororó. Início da via sacra às 19h30.
25/3 – 9 h – Missa do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor
29/3 – 9h – Missa do Crisma; 19h – Missa da Ceia do Senhor (Lava-pés)
30/3 -15h – Celebração da Paixão do Senhor (não é Missa. Na Sexta-feira Santa não se celebra missa em nenhum lugar do mundo). 19h – Procissão do Senhor Morto pelas ruas do Centro de Santos.
31/3 – 19h – Missa da Vigília Pascal (Sábado de Aleluia)
1/4 – 9h e 18h – Missas do Domingo da Páscoa na Catedral.
Tel.: 3224-1593 / 3232-4593.

A programação completa com as celebrações da Semana Santa nas paróquias da Diocese de Santos (Baixada Santista) está disponível em:
www.diocesedesantos.com.br
Ou no facebook da Diocese de Santos: facebook/diocesedesantos.

Assessoria de Comunicação Diocese de Santos
Guadalupe Mota – 3228-8881/99201-0207