Emanuel Lanfredi (Diácono)


emanuel

Data de Nascimento: 17 de Março 1933
Ordenação: 08 de Janeiro 1995
Data de Falecimento: 25 de Outubro 2017
Nasceu em: Caçapava SP
País: Brasil

Nascido no dia 17 de março de 1933, em Caçapava/SP, Diácono Emanuel é filho de Essio Lanfredi e Maria Elmira Ferreira Lanfredi. Atualmente aposentado, é casado com Helen Prado Lanfredi desde 27 de julho de 1963. O casal tem três filhos: Helena (1964), Essio (1968) e Fabrizio (1979). Incentivado pelo Padre Dom Luís Pedro Soares, OSB, Emanuel iniciou os estudos para ser ordenado diácono permanente. Em 8 de janeiro de 1995, foi ordenado diácono permanente pelas mãos de Dom David Picão em Santos. Atualmente, encontra-se afastado das atividades pastorais para tratamento de saúde.

CRONOLOGIA

8/jan/95 – Foi ordenado diácono permanente pelas mãos de Dom David Picão em Santos/SP.

 

NOTA DE FALECIMENTO

 

“A vida dos justos está nas mãos de Deus…
Porque seus eleitos são dignos de Misericórdia” (SB 3, 1.9)
diaconoEmanuelnet
A Diocese de Santos informa com pesar o falecimento do Diácono Emanuel Lanfredi, 84 anos, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 25 de outubro, no Hospital Ana Costa, em Santos, onde esteve internado por 22 dias, com um quadro de debilidade física em decorrência da doença de Alzheimer.
O Velório será realizado nesta quarta-feira, 25, na Catedral de Santos, a partir das 18h15, e a Missa de Exéquias será realizada Quinta-feira, 26, às 8h, presidida por D. Tarcísio Scaramussa,SDB, Bispo Diocesano de Santos. O corpo do Diácono Emanuel Lanfredi será levado, em seguida, para São Paulo, para cremação no Crematório da Vila Alpina.
Breve histórico – Emanuel Lanfredi nasceu no dia 17 de março de 1933, em Caçapava/SP, filho de Essio Lanfredi e Maria Elmira Ferreira Lanfredi. Era casado com Helen Prado Lanfredi desde 27 de julho de 1963. O casal teve três filhos: Helena (1964), Essio (1968) e Fabrizio (1979).
Emanuel iniciou os estudos de Teologia para ser ordenado Diácono Permanente. Em 8 de janeiro de 1995 foi ordenado pelas mãos de Dom David Picão, em Santos.
Como Diácono passou a atuar como Diretor da Caritas Diocesana (1995), auxiliar nas paróquias Nossa Senhora da Assunção (Morro S. Bento) e São João Batista (Morro Nova Cintra), em Santos (2002), foi Coordenador Diocesano da Pastoral Carcerária (2003) e Auxiliar Pró-pároco na Pró-paróquia São Tiago apóstolo, em Santos (2006). Ajudou ainda na paróquia da Catedral e na paróquia São Judas Tadeu, em Cubatão. Nos últimos anos, encontrava-se afastado das atividades pastorais para tratamento de saúde.
Pedimos ao Senhor bom Pastor que acolha seu servo Emanuel em sua morada eterna e o recompense pela sua vida de fé e dedicação ao serviço do Reino. Unimo-nos aos familiares, neste momento de tristeza e dor, pedindo a intercessão de Nossa Senhora para que conforte seus corações enlutados.
 Pe. Vagner de Souza Argolo
Chanceler do Bispado
D. Tarcísio Scaramussa,SDB
Bispo Diocesano de Santos
Santos, 25 de outubro de 2017