Capacitação dá inicio à Pastoral da Pessoa Idosa

Nos dias 30 de abril e 1 de maio aconteceu na Paróquia S. Antônio, em Praia Grande (Com. Divino Espírito Santo), a primeira capacitação para agentes da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI). O encontro foi assessorado pela Coordenadora Estadual da Pastoral, Tereza Maciel e contou com a participação de 14 pessoas da paróquia, e mais um agente da paróquia São Judas Tadeu de Cubatão.
O encontro marca o início da Pastoral da Pessoa Idosa na Diocese de Santos que tem como foco atender as necessidades da pessoa idosa no ambiente doméstico. “Muitos desses idosos vivem sozinhos, com necessidades específicas, e não contam com a atenção da família que, em muitos casos, não está preparada para cuidar de seus membros nessa fase da vida”, ressalta a coordenadora da Pastoral na paróquia, Dejanira Ribeiro Ferreira. “Este primeiro encontro de capacitação teve como objetivo orientar os agentes sobre como proceder nas visitas domiciliares que serão feitas. A partir do que for encontrado, faremos os encaminhamentos aos devidos setores: médico, assistência social etc. Os agentes já iniciaram o trabalho, indo ao encontro das pessoas para fazer os registros e dar início aos acompanhamentos”, explica Dejanira.
A Pastoral da Pessoa Idosa
Antes de ser constituída propriamente em Pastoral, o atendimento aos idosos, no Brasil, era feito através de uma ação básica da Pastoral da Criança. A iniciativa de criar a PPI foi da Doutora Zilda Arns que percebia as necessidades dos avós das crianças assistidas. A Pastoral da Pessoa Idosa só se consolidou depois da Campanha da Fraternidade de 2003, que teve como tema “Fraternidade e Pessoas Idosas- Vida, dignidade e esperança”.
A Diocese de Santos está iniciando a Pastoral da Pessoa Idosa com um núcleo na Paróquia Santo Antonio, de Praia Grande, a pedido do pároco, Pe. Aparecido Neres Santana. A atenção à Pessoa Idosa é uma das prioridades do Plano Diocesano de Evangelização (Programa 5 – Igreja a serviço da vida plena para todos, no Projeto 10 – Polo Terceira Idade – Acompanhamento de Idosos Solitários).
Voluntários
Quem tem interesse em conhecer, participar ou iniciar a Pastoral da Pessoa Idosa em sua comunidade pode entrar em contato com a Dejanira Ribeiro Ferreira através do telefone 99123-9692.