20 a 22/10-Semana Bíblica – Diálogo Judeus-Cristãos

50 Anos de Promulgação do Documento Conciliar Nostra Aetate (1965-2015): Um novo olhar da Igreja para com o povo bíblico e santo de Israel! Um novo incentivo a descobrirmos juntos as riquezas da Palavra de Deus!
É com grande alegria que o Instituto de Teologia para leigos São José de Anchieta vem convidar a todas as comunidades da Diocese de Santos a participar da Semana Bíblica que ocorrerá na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia – Pça Benedito Calixto, n° 01, nos próximos dias 20 (terça), 21 (quarta) e 22 (quinta-feira) de outubro, sempre das 20h às 21h30.
“Os documentos do Concílio Vaticano II nos convidam sempre a aprofundar seus conteúdos, mais do que uma tarefa terminada são pontos de partida para comemorarmos esse grande documento de diálogo com o povo Judeu e com o diálogo inter-religioso. Judeus e cristãos crêem num único Deus. Sentemo-nos todos na mesa desse diálogo com as Sagradas Escrituras e com três bons biblistas que nos ajudarão a descobrir as riquezas do estudo judaico de interpretar as Sagradas Escrituras. Como o Cardeal Kurt Koch nos ensina que nenhum cristão pode ser anti-semita, que não se consegue entender Jesus sem entendermos Israel. É preciso estudar e entender a unidade que existe entre os 2 Testamentos. Judaísmo e Cristianismo hoje podem ser profetas da reconciliação entre os povos”, explica Padre Fernando Gross, Coordenador do Instituto.
Programação
Participemos juntos desse momento importante da Igreja e da nossa Diocese, estudando e levando a Bíblia nesses dias para aprofundar mais sobre o tema, com a seguinte programação:
20/10 - Do Poço nas Sagradas Escrituras e em Israel - P. Vitório Cipriani;
21/10 – Jesus fala com Israel (Três parábolas de Jesus comentadas por um rabino francês chamado Philippe Haddad) – Apresentado pelo P. Donizeti Ribeiro (que também estará fazendo o lançamento do segundo título da Coleção Judaísmo e Cristianismo, juntamente com a 2ª edição do livro do P. Fernando Gross (Seminário São José) da mesma Coleção;
22/10 – A Teologia de São Paulo sobre Israel - com o Ir. Elio Passeto.
Os três biblistas conferencistas são da Congregação Nossa Senhora de Sion, que tem como carisma difundir o estudo judaico das Sagradas Escrituras e o diálogo religioso. Participem e convidem outras pessoas para esse estudo bíblico.Não existe a necessidade de prévia inscrição. Pedimos para levar a Sagrada Escritura, a Bíblia!
2015_10_20_semana_biblica